A espiritualidade do século XIX b2p25
Apesar das palavras de S. Afonso Maria de Ligório (+1787) – “Deus ama e quer ser amado sem medo” –, até meados do século XIX, predomina a ideia de um Deus terror, que assusta e castiga. Cristo parece ausente da espiritualidade. 4y630
06.09.2017 - 00:00:00 | 2 minutos de leitura

6p5i6q
Apesar das palavras de S. Afonso Maria de Ligório (+1787) – “Deus ama e quer ser amado sem medo” –, até meados do século XIX, predomina a ideia de um Deus terror, que assusta e castiga. Cristo parece ausente da espiritualidade.
Entre os cristãos praticantes, acentua-se a importância do sofrimento e da expiação, nomeadamente em França, onde as consequências trágicas da Revolução foram interpretadas como castigo de Deus. Entretanto, sobretudo depois da instituição do Apostolado da Oração (1854) e da publicação do Mensageiro (1860), afirma-se a devoção ao Coração de Jesus, que reaproxima as pessoas de Cristo e da Sagrada Escritura.
Ainda no século XIX, diversas aparições marianas contribuem para a animação da vida cristã: La Salette (1846), Lourdes (1858), Pontmain (1871). O mesmo acontece com o movimento missionário lançado por Paulina Jaricot (+1862) e Carlos Lavigérie (+1892).
Todo este movimento espiritual se repercute na cultura. A partir de 1875, fundam-se as universidades católicas. Contemporaneamente os leigos católicos, nas universidades civis, dão um testemunho vivo de fé com a sua presença em campos como a Filosofia (Ollé-Laprume, Blondel, G. Marcel e toda a corrente do espiritualismo), a Ciência (Pasteur, Ampère), a Literatura (Péguy, Bloy, Claudel e outros). Trata-se de um cristianismo militante, por vezes subtilmente psicológico. O brilhantismo da fé, a profundidade do pensamento, e a beleza da arte dão às realidades religiosas e cristãs uma ressonância que ultraa as fronteiras da França e se espalha pela Europa e pelo mundo.
Com a crise modernista, alguns intelectuais católicos confrontam-se com a desconfiança da Igreja. Mas podemos afirmar, sem sombras de dúvida, que o cristianismo do século XIX foi espiritualmente rico e vivo. Afirmaram-se santos como João Maria Vianney, Marcelino Champagnat, Frederico Ozanan, Teresa do Menino Jesus e Isabel da Trindade.
Em 1905, é promulgada a lei da separação da Igreja e do Estado. Os bens das ordens religiosas são confiscados e elas entraram em grandes dificuldades económicas. Mas cresce notavelmente a sua organização e espiritualidade.
- Encontro Vocacional Dehoniano no Rio Grande do SulEncontro Vocacional Dehoniano reúne jovens para discernimento segundo o Coração de Jesus.
- Retiro dos Leigos Dehonianos na Casa Dehon em Brusque-SCNo início do mês de maio, aconteceu na Casa Dehon o retiro dos Leigos Dehonianos. Confira como foi esse encontro.
- 25 anos de fundação da ESIC em Curitiba-PRNa quarta-feira (17), um grande número de confrades da Congregação de diversas Províncias estiveram presentes em uma celebração de 25 anos de fu...
- Annuntio vobis gaudium magnum. Habemus Papam! Leão XIVDa Sacada Central da Basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti pronunciou a tão aguardada fórmula em latim, comunicando a ...
- Visita Canônica do Superior Geral em maioNo dia 3 de maio, chega ao Brasil o nosso Superior Geral, P. Carlos Codorniú, SCJ. Veja um pouco mais sobre essa visita.
- 1º Encontro Vocacional Dehoniano 2025 - Rio Negrinho (SC)Jovens de diversas localidades fizeram o Primeiro Encontro Vocacional Dehoniano, no Seminário São José, de Rio Negrinho. Veja como se deu este enco...
- Descance em Paz, Papa Francisco (17.12.1936 - 21.04.2025)O Senhor chamou para junto de si o seu servo, o Santo Padre, Papa Francisco aos 88 anos.
- JD Day em Tuparendi-RSDia 5 de abril, jovens de diversas cidades gaúchas reuniram-se em Tuparendi-RS. Confira como foi esse dia de vivência dehoniana.
- Posse dos Superiores Locais das comunidades da Província BRMVeja as posses de Superior Local em cada Comunidade de Nossa Província (BRM)
- Primeiro Encontro Vocacional Dehoniano de 2025, em Ariquemes-ROJovens da região rondoniense participaram do 1º encontro vocacional da região, em Ariquemes-RO