Descance em Paz, Papa Francisco (17.12.1936 - 21.04.2025) 4r3h3

O Senhor chamou para junto de si o seu servo, o Santo Padre, Papa Francisco aos 88 anos. 116e4p

Notícias

21.04.2025 - 10:22:00 | 3 minutos de leitura

Descance em Paz, Papa Francisco (17.12.1936 - 21.04.2025)

6p5i6q

Com profundo pesar, Sua Eminência, o cardeal Farrell, Camerlengo da Casa Santa Marta, anunciou que o Santo Padre, Papa Francisco, faleceu às 7h35min desta manhã, dia 21 de abril, horário de Roma; segundo o site de notícias do vaticano: Vatican News.

 

No mesmo site, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 21-40), à noite do falecimento do Papa, às 20h, o cardeal deverá presidir o rito de constatação da morte e o depósito do corpo no caixão e os participantes do rito serão o decano do Colégio Cardinalício, os familiares do Papa, o diretor, com seu vice, da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.

 

Por conta da partida do Papa Francisco à casa do Pai, a celebração eucarística e o rito de canonização do Beato Carlo Acutis, que ocorreria no Domingo da Divina misericórdia, dia 27 de abril, estão suspensos. 


A trajetória do Pontífice


Sendo o primeiro Papa latino-americano, argentino, jesuíta, Jorge Mario Bergoglio, nasceu na capital argentina no dia 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos: o seu pai, Mário, era trabalhador ferroviário; e a sua mãe, Regina Sivori, ocupava-se da casa e da educação dos cinco filhos.

Diplomou-se como técnico químico, e depois escolheu o caminho do sacerdócio, entrando no seminário diocesano de Villa Devoto. 

Em 11 de Março de 1958 entrou no noviciado da Companhia de Jesus e em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote.

Após sua profissão perpétua na Companhia de Jesus, regressou à Argentina, onde foi mestre de noviços, professor na faculdade de teologia, consultor da província e também reitor do colégio São José.

No dia 31 de Julho de 1973 foi eleito provincial dos jesuítas da Argentina, cargo que desempenhou durante seis anos.


Em 21 de Fevereiro de 2001, João Paulo II criou-o cardeal, atribuindo-lhe o título de São Roberto Bellarmino. 

Em Abril de 2005, participou no conclave durante o qual tinha sido eleito Bento XVI.

Em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, o cardeal Bergoglio foi eleito, no segundo dia do conclave, escolhendo o nome de Francisco.


Primeira saudação do Papa Francisco após sua eleição


“Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado!” (Franciscus).


Palavras do Santo Padre aos religiosos dehonianos


“Que a capela seja o lugar mais frequentado de suas casas religiosas, por todos e por cada um, especialmente como lugar de silêncio humilde e receptivo e de oração escondida, para que sejam as batidas do Coração de Cristo a marcarem o ritmo de seus dias, a modular os tons de suas conversas e sustentar o zelo de sua caridade.”


Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz!

 

"A morte é o abraço do Senhor a ser vivido com esperança" (Franciscus).



Fonte: Comunicação BRM
Mais Notícias