Um século de mudanças e transições 1o4c13
O século XIX, muito marcado pelas ideias e acontecimentos da Revolução sa (1789), foi um período de grandes tensões ideológicas e políticas. A revolução industrial e técnica, por sua vez, para além dos benefícios que trouxe, provocou novas tensões e conflitos a diversos níveis e em múltiplos setores da sociedade. 4s735l
06.09.2017 - 00:00:00 | 2 minutos de leitura

6p5i6q
O século XIX, muito marcado pelas ideias e acontecimentos da Revolução sa (1789), foi um período de grandes tensões ideológicas e políticas. A revolução industrial e técnica, por sua vez, para além dos benefícios que trouxe, provocou novas tensões e conflitos a diversos níveis e em múltiplos setores da sociedade.
Foi uma época de mudanças e transições irrevogáveis. Afirmaram-se conceitos como secularização, emancipação, participação, diferenciação e integração. Impôs-se um estilo de vida de caráter racional/intelectual, com a convicção de que o homem podia razoavelmente dispor de todas as coisas, incluindo as suas condições de vida e o seu futuro. Os avanços da investigação científica pareciam confirmar todo esse otimismo. O idealismo e o romantismo foram reações espontâneas à nova situação, que gerava uma cultura utilitarista e, cada vez mais, encerrava o homem no seu individualismo. Estimulado por algumas correntes culturais, como o historicismo e o iluminismo, o homem julgou-se capaz de explicar todas as realidades pelo método genético, isto é, partindo das origens. O próprio Padre Dehon, que rejeitava essas ideologias, revela nos seus escritos vestígios de historicismo, quando faz a apologia da Igreja desde as suas origens até ao século XIX.
Os sucessos da investigação científica, com a revolução industrial e técnica, a que já aludi, provocam o crescimento económico, com o aumento da mecanização, a diferenciação do trabalho, a utilização de capital. Cresce a urbanização, aceleram as comunicações e os transportes, acentuam-se as migrações, sobretudo dos campos para as cidades, com as vantagens e os problemas que acarretam. A burguesia afirma-se e domina. As consequências ideológicas de tudo isto são graves. A secularização e a descristianização avançam rumo ao materialismo. Ao findar o século, sente-se saudades da época pré-industrial, lamenta-se o desenvolvimento demasiado rápido da modernidade e procura-se outra melhor. Mas sempre modernidade!
- Encontro Vocacional Dehoniano no Rio Grande do SulEncontro Vocacional Dehoniano reúne jovens para discernimento segundo o Coração de Jesus.
- Retiro dos Leigos Dehonianos na Casa Dehon em Brusque-SCNo início do mês de maio, aconteceu na Casa Dehon o retiro dos Leigos Dehonianos. Confira como foi esse encontro.
- 25 anos de fundação da ESIC em Curitiba-PRNa quarta-feira (17), um grande número de confrades da Congregação de diversas Províncias estiveram presentes em uma celebração de 25 anos de fu...
- Annuntio vobis gaudium magnum. Habemus Papam! Leão XIVDa Sacada Central da Basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti pronunciou a tão aguardada fórmula em latim, comunicando a ...
- Visita Canônica do Superior Geral em maioNo dia 3 de maio, chega ao Brasil o nosso Superior Geral, P. Carlos Codorniú, SCJ. Veja um pouco mais sobre essa visita.
- 1º Encontro Vocacional Dehoniano 2025 - Rio Negrinho (SC)Jovens de diversas localidades fizeram o Primeiro Encontro Vocacional Dehoniano, no Seminário São José, de Rio Negrinho. Veja como se deu este enco...
- Descance em Paz, Papa Francisco (17.12.1936 - 21.04.2025)O Senhor chamou para junto de si o seu servo, o Santo Padre, Papa Francisco aos 88 anos.
- JD Day em Tuparendi-RSDia 5 de abril, jovens de diversas cidades gaúchas reuniram-se em Tuparendi-RS. Confira como foi esse dia de vivência dehoniana.
- Posse dos Superiores Locais das comunidades da Província BRMVeja as posses de Superior Local em cada Comunidade de Nossa Província (BRM)
- Primeiro Encontro Vocacional Dehoniano de 2025, em Ariquemes-ROJovens da região rondoniense participaram do 1º encontro vocacional da região, em Ariquemes-RO